sexta-feira, 13 de novembro de 2015

                                                            TEORIA DO CAOS

O iluminismo foi um movimento do século XVlll e que teve Isaac Newton como um de seus protagonistas, ele percebeu que o movimento dos astros não se enquadrava muito bem no modelo harmônico da mecânica clássica, pois quando mais de dois corpos se alinhavam pela sua força gravitacional, desvios imprevisíveis aconteciam, inaugurando o campo de estudo do sistema gravitacional com equações diferenciais não lineares.
Nessa época a razão ganhava seu espaço renovando a sociedade,as pessoas começavam a abandonar os pensamentos medievais em que o mundo era regido por Deus e tudo dependia de sua vontade.A idade moderna abriu espaço para a ciência.
Naquele tempo a relação de causa e efeito era precisa,Newton e Galileu construíram um sólido suporte para a física, que mais tarde foi modificado pelos conceitos de Albert Einstein, enquanto para Newton o tempo era igual para todos e imutável, para Einstein consistia no contrário. Com sua teoria da relatividade, alterou-se os conceitos de tempo e espaço.A Terra já não era mais o centro do universo e outros estudos avançaram, como o das probabilidades.
Neste contexto, se introduz a ideia de instabilidade no que chamamos de espaço amostral- conjunto de todos os eventos possíveis de um determinado evento aleatório- com a física do não-equilíbrio associada à dinâmica do caos, esse caos como uma desorganização não propriamente negativa.
Já em 1880, o físico Henri Poincaré também percebeu as dificuldades relacionadas às equações diferenciais não lineares, quando analisou um sistema de massas gravitacionais triplas, notando que seu equilíbrio era irregular e recorrente, mas com movimentos aleatórios.
Mais recentemente, em 1963, um conceito unindo noções de probabilidade e irreversibilidade foi criado, pelo matemático e meteorologista estadunidense Edward Lorenz, a chamada Teoria do Caos.
Nela se estuda os comportamentos não lineares,ou seja, imprevisíveis, em que uma ação aleatória pode provocar um resultado inesperado mudando totalmente o futuro.
Lorenz trabalhava nos laboratórios do MIT e um dia resolveu fazer uma simulação no computador com o movimento das massas de ar , ele alterou apenas algumas casas decimais imaginando que o efeito seria pequeno, mas o que descobriu foi que essa simples alteração mudou completamente o padrão dessas massas. A essa descoberta deu-se o título ‘’efeito borboleta’’.
A revelação impactou todos os campos, da física à biologia , mas se limitando ao meio científico . Dramatizando seu ponto de vista, Lorenz recorreu a uma hipérbole ‘’o bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque’’e portanto ,para mostrar que pequenos eventos podem gerar uma grande consequência , ele também criou um gráfico conhecido por ’’atractor de Lorenz’’.
O caos pode ser incluído nas leis da natureza, ele faz parte dela. As pessoas lidam diariamente com mudanças, espontâneas ou não, mas seus comportamentos geram impactos nos resultados futuros.Não só na meteorologia e na física, como também na ecologia, economia, astronomia, sociologia, enfim, a teoria do caos se aplica a tudo e todos.
A história da humanidade poderia ser completamente diferente se determinado fato fosse extinguido, se alguém não estivesse nascido, ou se por exemplo,os ventos simplesmente não estivessem favoráveis,e as naus e caravelas teriam tomado outros rumos. Assim se produziria um efeito dominó, provocando uma desordem histórica e o caos.
A teoria até então bastante desconhecida, foi divulgada principalmente pelos filmes Efeito borboleta 1,2 e 3, a partir do lançamento do primeiro filme em 2004 e mais recentemente podemos citar o filme ‘’Sr . Ninguém’’ de 2009.



REFERÊNCIAS:
Livro as leis do caos- Ilya Prigogine
A teoria do caos e as organizações- Wagner Peixoto de Paiva
Revista mundo estranho
www.teoriadacomplexidade.com.br/textos/teoriadacomplexidade/TeoriaDoCaos-e-Complexidade.pdf
Jornal ciência
Site Toda matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário